segunda-feira, 14 de junho de 2010

HIERARQUIA EM UM TERREIRO DE UMBANDA

A hierarquia de um Terreiro de Umbanda é subdividida em dois comandos distintos à saber:


• Cúpula Espiritual


• Cúpula Material


CÚPULA ESPIRITUAL: A Cúpula Espiritual é formada por três Entidades congêneres, semelhantes ou afins quanto à missão terráquea. Existe entre eles uma hierarquia singular, formando um triângulo eqüilátero perfeito, sendo que a Entidade do vértice do triângulo é o Orientador, que será substituído, em caso de necessidade, primeiro pela Entidade do angulo direito da base do triângulo e depois, na sua falta, pela Entidade do angulo esquerdo da base.


As demais Entidades incorporadas, assim como, todos os participantes do terreiro, acatam e fazem cumprir as ordens emanadas da Cúpula Espiritual.






CÚPULA MATERIAL: A Cúpula Material, é comandada pela Mãe Pequena.


CÚPULA ESPIRITUAL


HIERARQUIA MATERIAL


MÃE PEQUENA (ou Pai Pequeno): É o responsável material pelas ordens, quer espirituais, quer materiais, emanadas da Cúpula Espiritual. É quem controla todos os médiuns, quer na disciplina, quer na pontualidade, quer nos uniformes, quer na organização de obrigações, festividades, enfim toda a parte material dos rituais de um terreiro. É também o Cambone Especial do Guia Chefe (Orientador Espiritual ou seu substituto), tendo sempre uma IAÔ, a que tiver melhores aptidões, para substituí-la, em caso de necessidade.


CAMBONE DE EBÓ: Subordinado diretamente à Mãe Pequena, sendo o único responsável, por todas as entregas negativas do Terreiro.


IABA: É a responsável pela cozinha do terreiro, pela confecção dos ageuns, amalás, e toda e qualquer comida necessária nos trabalhos.


COTA: É subordinada e substituta da IABA (só utilizada nos terreiros de Nação).


SAMBA: Médium (mulher) em desenvolvimento.


IAÔ: Médium (mulher) com feitura no Santo.


MÃO DE FACA: Médium preparado especialmente para efetuar toda e qualquer matança de animais, quando necessário (muito usado em Nação).


MÃO DE OFÁ: Médium preparado especialmente para fazer a Colheita e a quinagem das ervas usadas na Umbanda, para Amacís, Confirmações, assim como para remédios e banhos de descarga.


OGÃ CALOFÉ: É o responsável por toda a corimba à ser puxada no terreiro, é também instrutor de toques de atabaque, assim como responsável, abaixo da Mãe pequena, pelo desenvolvimento do Pé de Dança, Médium preparado especificamente para isto.


OGÃ DE ATABAQUE: Médium preparado, exclusivamente para os toques de atabaque.


OGÃ DE CORIMBA: Médium preparado, exclusivamente para a puxada da Corimba (Pontos Cantados), respondendo diretamente ao Ogã Calofé, à Mãe Pequena, ou em última instância, ao Chefe do Terreiro.


CAMBONE: Médium (homem) em desenvolvimento.


CASSUTÉS: Médiuns (homens) com feitura no Santo.


NOTA: Nos Terreiros de Nação todo o médium, quer homens quer mulheres, com Feitura no Santo, chamam-se IAÔS.

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